Para participar da comunidade do Plano Nacional da Sociobiodiversidade crie sua conta ou efetue o login:

Registre-se no Portal Login

Sobre a Comunidade

O Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade (PNPSB) foi lançado em Manaus no dia 27 de abril de 2009 pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva junto ao público beneficiado, os Povos e Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares - PCTAFS.

Sob a coordenação dos Min istérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), Meio Ambiente (MMA), Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o Plano Nacional é fruto de um esforço coletivo, envolvendo também outros Ministérios e setores nesse processo.

Dentre os envolvidos estão: os governos estaduais, a Casa Civil,  Agência Nacional de Vigilância e Inspeção Sanitária (ANVISA), o Serviço Florestal Brasileiro (SBF), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Nacional de Regularização e Reforma Agrária (INCRA), a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA),  o setor empresarial, as agências de fomento e a sociedade civil organizada.

Essa abordagem sistêmica, participativa e descentralizada é que propicia um ambiente favorável para o desenvolvimento de planos de trabalho específicos e a construção de uma visão estratégica de apoio e fomento aos arranjos produtivos locais e regionais, entendendo que, somente assim, as Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade e os extrativistas serão fortalecidos.

As primeiras cadeias a serem trabalhadas, em virtude da sua relevância ambiental e socioeconômica, são as da castanha-do-Brasil, do Bioma Amazônia, e a do babaçu, presente nas Zonas de Transição entre Amazônia, Cerrado e Caatinga. Essa estratégia envolve representantes que atuam em âmbito nacional, estadual e local com o objetivo de fortalecer as cadeias de produtos da sociobiodiversidade brasileira através da integração de ações que visam a construção de mercados sustentáveis.

    Assista o vídeo sobre a Comunidade do Plano Nacional da Sociobiodiversidade.

Categorias desta comunidade

Plano Nacional

Neste espaço você encontra os documentos da construção do Plano Nacional da Sociobiodiversidade.

Babaçu

Os babaçuais estão presentes principalmente nos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Ceará, somam uma área de 18,5 milhões de ha com potencial de geração de renda para muitas famílias.

Rede de Serviços

Criada para dar apoio ao corpo técnico de representantes de ATER pública e privada, Agências de Fomento e Prestadores de Serviço que atuam em todos elos das cadeias de produtos da Sociobiodiversidade, com o objetivo de solucionar gargalos dos empreendimentos e organização socioprodutivas dos PCTAFS.

Castanha do Brasil

O Brasil é responsável por 75% da produção mundial e exporta uma média 95% por ano da sua produção. Sendo os principais compradores os Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Alemanha e Bolívia. A produção envolve mais de 170.000 extrativistas.

Praça da Sociobiodiversidade

A Praça da Sociobiodiversidade é uma estratégia de promomoção comercial prevista no Plano Nacional da Sociobiodiversidade. Com essa ação o Plano busca ampliar o espaço de divulgação dos produtos e serviços dos diversos Biomas brasileiros.

Embaixador da Sociobiodiversidade

O ator Malvino Salvador foi anunciado embaixador da Sociobiodiversidade, durante a feira Exposustentat 2010,Malvino, é Amazonense, foi convidado a ser embaixador a pedido do Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade.

Estados

Espaço destinado para documentos relacionados as Câmaras Setoriais e Grupos de Trabalhos Estaduais

Setor Empresarial

Os recursos da sociobiodiversidade representam muitas oportunidades para o setor produtivo na geração dos mais variados produtos e serviços em setores estratégicos tais como cosmético, químico, fármacos, fitoterápicos, alimentos, biojóias, biocombustíveis,turismo de base comunitária, dentre outros.

Biblioteca de Publicações

Neste espaço você encontra diversas publicações referente as cadeias da sociobiodiversidade para consulta

Eventos

Acompanhe como o Plano Nacional da Sociobiodiversidade está se articulando através da agenda de eventos, compromissos assumidos com os Estados e informação de editais relacionados ao tema.

Audiovisual

Material informativo: imagens, galerias de fotos, vídeos, palestras e apresentações.