Para participar da comunidade do Agroecologia crie sua conta ou efetue o login:

Registre-se no Portal Login

Sobre a Comunidade

A Rede Temática de Agroecologia tem como objetivo contribuir para a efetivação da Agroecologia nas ações públicas de assistência técnica e extensão rural, em todo o território nacional e em  sintonia com a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Esta Rede é formada por extensionistas-articuladores do tema nas instituições estaduais e não-governamentais de ATER que fazem parte do Sistema Brasileiro de ATER.

A noção de Agroecologia adotada pela Rede Temática refere-se ao campo de conhecimentos de caráter multidisciplinar que apresenta uma série de princípios, conceitos e metodologias que possibilitam analisar e atuar sobre a atividade produtiva, seja ela agrária/agrícola, extrativa vegetal ou animal, sob uma perspectiva ecológica. Para além da mudança na base técnica, tomamos como alguns dos princípios agroecológicos: o equilíbrio ecológico tendo como base o agroecossistema; o uso de recursos renováveis localmente acessíveis e a baixa dependência de insumos comerciais externos; o aproveitamento dos impactos benéficos do meio ambiente local sobre a atividade produtiva; a convivência com os aspectos ambientais locais, antes da alteração ou tentativa de controle sobre eles; a manutenção do solo vivo; o controle biológico e fisiológico de pragas, doenças e plantas indesejáveis; a manutenção da água no sistema produtivo; a manutenção, a longo prazo, da capacidade produtiva dos sistemas agrícolas e extrativos; a  preservação e ampliação da diversidade biológica e cultural; o reconhecimento e a incorporação do conhecimento e da cultura da população local; a produção de mercadorias para o consumo e para a comercialização com vistas à segurança alimentar e nutricional; a necessária transição de sistemas de produção insustentáveis para sistemas sustentáveis e; as relações equilibradas de gênero.

A Agroecologia deve orientar o desafiante objetivo da ATER, no curto, médio e longo prazo, de consolidação e/ou construção, junto aos agricultores familiares, de estilos de agricultura e de desenvolvimento sustentáveis.

Categorias desta comunidade

AGROECOLOGIA

Aqui serão disponibilizados documentos que abordam conceitualmente a temática da Agroecologia, do Desenvolvimento Rural Sustentável e da crise na agricultura brasileira.

Agroecologia nas políticas públicas para a agricultura familiar

Aqui serão disponibilizados textos sobre as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar com enfoque agroecológico.

Biodiversidade

Variabilidade de organismos vivos dentro de cada espécie, entre as espécies e os ecossistemas. A biodiversidade é fundamental para os sistemas de produção agropecuários e extrativos.

Diversidade sócio-ambiental

Diversidade existente entre os agricultores familiares devido às diferentes formas de organização sócio-econômica, identidades sócio-culturais, manejo dos recursos naturais e acesso a terra.

Gênero

A abordagem de gênero possibilita a compreensão dos diferentes significados culturais, econômicos e sociais relativos às formas como mulheres e homens interatuam com a atividade agropecuária e extrativa, nas suas múltiplas dimensões.

Impactos dos Agrotóxicos e da Biotecnologia Agrícola

Vários impactos ambientais, sociais e econômicos tem sido percebidos pelo uso indiscriminado de agrotóxicos e da biotecnologia agrícola.

Links importantes

Nessa seção são disponibilizados sites que trazem mais informações sobre Agroecologia no Brasil.

Manejo dos recursos hídricos

Consiste em um conjunto de ações que têm como objetivo promover os padrões de qualidade e quantidade da água nos sistemas de produção agropecuária.

Manejo Ecológico de Organismos Espontâneos

Estratégia de base ecológica utilizada para regular a população de pragas, doenças ou plantas espontâneas, por causarem danos econômicos às lavouras.

Manejo Ecológico dos Solos

Consiste no uso de um conjunto de técnicas que fazem com que a área usada pela atividade agropecuária continue produtiva ao longo do tempo e que não causem impacto no seu entorno.

Produção Agrícola

Produção vegetal de produtos e sub-produtos variados, à partir de uma base de recursos naturais, clima, estratégias socioeconômicas, itinerários técnicos e tradições culturais.

Produção Animal

Criação e/ou manejo de animais de pequeno e grande porte, para produção de produtos e sub-produtos variados, à partir de uma base de recursos naturais, clima, estratégias socioeconômicas, itinerários técnicos e tradições culturais.